O Ministério Público manifestou-se, nesta segunda-feira (28), por novo afastamento de Demétrio Vilagra (PT), prefeito da cidade Campinas, cidade a 93 km de São Paulo. Ainda nesta segunda-feira, a Câmara da cidade ouviu o pró-reitor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) Mohamed Habib em depoimento aos vereadores da Comissão Processante.
A Câmara da cidade já havia decidido pelo afastamento temporário do prefeito, durante os trabalhos da Comissão Processante, que vai investigar supostas irregularidades na prefeitura. Vilagra, porém, conseguiu cancelar o afastamento na Justiça.
No parecer, o promotor Paulo César Martinez de Castro afasta os argumentos do prefeito que houve ilegalidades no afastamento e diz que “os atos atacados são legais e foram legitimamente praticados pelas autoridades impetradas, não remanescendo quaisquer indícios de abuso ou violação ao direito do contraditório e de ampla defesa do impetrante, que está garantido no curso dos trabalhos da Comissão Processante”.
Em seu depoimento à Câmara, Mohamed Habib afirmou que teve um encontro com Vilagra no dia 12 de abril e que, na data, ele deu indicações de que sabia de irregularidades no Gabinete, antevia o afastamento de Hélio de Oliveira Santos (então prefeito) e já se preparava para assumir a prefeitura.
– Ele [Demétrio] me chamou e disse o seguinte: tem indícios de irregularidades aqui no Gabinete e, se esses indícios forem confirmados, isso vai significar o afastamento de Hélio e, por causa disso, gostaria de contar com o apoio institucional da Unicamp.
Para confirmar a data da conversa, Habib recorreu à própria agenda, que trouxe ao depoimento.
No dia 20 de maio de 2011 o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado) desencadeou megaoperação na cidade, para cumprimento de 11 mandatos de prisão entre eles, contra Demétrio, e os secretários Carlos Henrique Pinto (Assuntos Jurídicos) e Francisco de Lagos (Comunicação).
Habib disse acreditar que Demétrio não esteja envolvido nos esquemas de corrupção.
– Se eles estivesse envolvido, certamente não se prepararia para assumir a prefeitura, nem me chamaria.
O vereador Valdir Terrazan, autor das denúncias que culminou no processo de cassação acredita que a participação de Demétrio no esquema de corrupção ficou clara no depoimento de Habib.
– O interessante disso é que embora a investigação do Ministério Público já estava em curso, mas as prisões ainda não, é uma data que a gente considera importante. De certa forma ele trouxe à luz o conhecimento do prefeito Demétrio que estava interinamente, vislumbrando uma possível queda do prefeito Hélio. Isso me saltou os olhos e essa fala foi relevante.
O presidente da CP, vereador Rafa Zimbaldi, aguarda agora, a pedido das partes o recebimento de requerimentos nesta terça-feira e a transcrição dos depoimentos.
– Vamos analisar esse requerimento para, então, decidir sobre as novas ações. Foi uma surpresa pra gente visto que havia rumores de que algo iria estourar na Administração e que também era de conhecimento do vice-prefeito Demétrio.
Fonte: R7